terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alguns tipos de Cancro

Cancro Ósseo
    O cancro pode ser primário, ou seja, com origem no próprio osso, mas frequentemente é secundário tendo-se disseminado noutro local do corpo.

-- Cancro primário –
    Um tumor maligno, ou canceroso, que tem origem num osso, é descrito como primário. Os cancros que têm origem, no osso são mais comuns nas crianças e nos adolescentes. O osteosarcoma é o tipo mais comum de cancro ósseo primário. A perna afectada pode ficar com dor, e inchada, e vulnerável a fracturas. Outro cancro ósseo primário, o condrosarcoma, surge principalmente na pelve nas costelas e no esterno.

-- Cancro secundário –
    Mais frequentes do que os cancros primários, os tumores secundários são resultantes da disseminação de células de um tumor primário noutra parte do corpo. Este tipo de cancro ósseo é conhecido por metástico. O cancro secundário nos ossos é mais comum nos idosos, sobretudo porque este grupo etário tem maior incidência de cancro noutros locais. Os cancros que se espalham para os ossos são o da mama, do pulmão, da tiróide, do rim e da próstata, mas por vezes o local primário é desconhecido. Os sintomas incluem dor tipo mordedura que piora de noite, inchaço e sensibilidade no local. As zonas mais afectadas são o crânio, o esterno, a pelve, as vértebras, as costelas e com menos frequência, a parte superior do fémur e o úmero.

Cancro cerebral
    Podem aparecer formações malignas ou benignas no cérebro ou nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinal.
    Os tumores cerebrais desenvolvem-se primeiro no próprio cérebro e podem ser malignos ou benignos. Podem crescer em vários tipos de células cerebrais e em qualquer parte do cérebro, mas os tumores primários em adultos são mais comuns, nos primeiros dois terços dos hemisférios cerebrais. Os tumores secundários resultam do alastramento de cancro maligno (metástases) de outro local do corpo, mais comuns nos pulmões, na pele, nos rins, na mama ou no cólon. Muitos tumores secundários podem desenvolver-se em simultâneo e a causa da maioria dos tumores não é conhecida.
    Em casos raros, alguns tumores podem estar associados à certos problemas genéticos. Um tumor comprime o tecido cerebral que o rodeia e aumenta a pressão dentro do crânio. Portanto os sintomas dependem do tamanho e da localização do tumor, mas podem incluir dores de cabeça fortes e persistentes, visão desfocada ou outros distúrbios sensoriais, problemas da fala, tonturas, fraqueza nos músculos, falta de coordenação, condicionamento das funções mentais, mudanças comportamentais ou da personalidade e convulsões. Se não for tratado, um tumor pode ser fatal. Os tumores cerebrais são diagnosticados a partir de exames cerebrais e testes neurológicos. O tratamento pode envolver remoção cirúrgica (se possível), radioterapia e/ ou quimioterapia. Por vezes podem também ser dados medicamentos para reduzir o edema. 

Cancros da pele
    Diversos tipos de doenças malignas afectam a pele. A maior parte está relacionada com a exposição prolongada às radiações nocivas da luz solar.
    O carcinoma das células basais desenvolve-se lentamente e é pouco provável que se espalhe a outras partes (metastize). Tipicamente começa como o nódulo pequeno, mole e indolor, rosado ou cinza acastanhado, com um bordo mais brilhante. Quando aumenta de tamanho pode formar uma depressão central com bordos enrolados. O carcinoma das células escamosas pode dever-se à exposição prolongada a raios UV ou à cancerígenos como o alcatrão e substâncias oleosas. Começa como um nódulo vermelho ou vermelho acastanhado com um bordo irregular duro e indolor, e pode depois exsudar e ficar ulcerado. O melanoma maligno pode desenvolver-se a partir de um sinal existente. As características incluem o aumento de tamanho, o bordo irregular, prurido, hemorragia e formação de crosta.

Cancro do pâncreas
    Um tumor maligno cada vez mais comum, muitas vezes relacionado com o tabagismo, resulta no cancro do pâncreas.
    Os tumores do pâncreas classificam-se entre aqueles que surgem no corpo ou na cauda deste órgão e os que se desenvolvem na cabeça. O cancro na cabeça do pâncreas obstrui a passagem de bílis e tem assim maior probabilidade de causar icterícia, enquanto que uma malignidade no corpo ou na cauda costuma causar dor no abdómen superior. Este tipo de cancro é mais comum em fumadores e em homens, tem um mau prognóstico e habitualmente a intenção do tratamento é aliviar os sintomas.

--Locais de cancro--
    Os cancros surgem por todo o pâncreas, mas a maior parte situa-se à volta da ampola de Vater, onde o canal pancreático se une ao duodeno.

Tumores na bexiga
    A maior parte dos tumores na bexiga começam como excrescências superficiais, chamadas papilomas; se não forem, tratadas podem ficar cancerosas e espalhar-se.
    Os tumores da bexiga são mais comuns em pessoas que fumam, e no homem. Se aumentarem, podem causar dificuldade em urinar, hematúria (sangue na urina) e risco aumentado de infecção urinária. Se os tumores ficarem malignos, podem espalhar-se aos órgãos adjacentes, como o recto, e pela corrente sanguine a locais do corpo mais distantes.

--Tumor na bexiga--
    Um grande tumor da bexiga pode obstruir a saída da bexiga para a uretra, causando retenção total da urina, o que requer tratamento médico urgente.

Escrito por Eunice Tomé
Editado para o blog por Mark Simões

4ª Curiosidade sobre o Sistema Humano...

Alguns Sindromes Humanos

Síndrome de Tourette
    É um problema neurológico caracterizado por movimento (tiques motores) e ruídos ou palavras (tiques vocais) repetitivos, involuntários e súbitos.
Na maioria dos casos, a síndrome de Tourette ocorre em famílias e podem estar envolvidos factores genéticos, apesar de não terem sido identificados genes relevantes nem o modo de hereditariedade. Na síndrome de Tourette esporádica, não há ligação hereditária aparente. Foram implicadas várias anomalias, incluindo mau funcionamento dos gânglios basais, tálamo e córtex frontal, e anomalias nos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, apesar de a sua relação causal com a síndrome de Tourette não ter sido estabelecida. Factores ambientais podem também desempenhar um papel no desenvolvimento desta síndrome.
   A maioria das pessoas com síndrome de Tourette aprende a viver com ela e não presica de tratamento. Em casos graves, é normalmente tratada com medicação para ajudar a controlar os tiques, apesar de a terapia da fala também poder ser útil, em particular se houver outros problemas como ansiedade ou obsessões. Em alguns casos debilitantes muito severos que não tenham reagido a outros tratamentos, tem sido usada estimulação cerebral profunda. No entanto, este procedimento é ainda altamente experimental e ainda não é claro se os benefícios superam os riscos.

Síndrome de Cushings
    Este característico grupo de sintomas deve-se à hiperactividade das hormonas corticosteróides produzidas pelas glândulas supra-renais.
    Os corticoesteróides ajudam a regular o ritmo do metabloismo, o equilíbrio de água e sais e tensão arterial. Os efeitos desta síndrome estão ligadas a um problema de regulação: face redonda e ruborizada, aumento de peso, períodos menstruais ausentes ou irregulares, pêlos corporais mais visivéis, fraqueza muscular e depressão. A principal causa é o tratamento prolongado com corticoesteróides orais. Menos comum é um tumor supra-renal que aumenta a produção de corticosteróides, ou um tumor da hipófise que hiperestimula as supra-renais.
Estrias
Pele frágil a hematomas e estrias avermelhadas ou arroxeadas, especialmente no abdómen e nas coxas e braços, são características da síndrome de Cushing.

Síndrome de Imunodeficiência Adequirida
    A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) é um dos problemas de saúde mais sérios que enfrentamos hoje em dia. Pode levr á sida - Sindromo de imunodeficiência adquirida, nesta doença que coloca a vida em risco, o sistema inumitario fica tão fraca que mesmo microrganismos normalmente inofensivos podem causar infecções graves.

    O VIH é tranportado nos fluídos corporais, como o sangue, sémen, saliva, secreções vaginais e leite materno. Transmite-se quando os fluidos penetram no organismo.

    O vírus é transmitido mais frequentemente por relações sexuais. Também pode ser transmitido entre consuimidores de drogas se partilharm aguilas infectadas, ou de uma mãe para o feto ou para o filho recém-nascidos. Uma vez na corrente sanguíneas, o VIH infecta as células com estruturas chamadas moléculas CD4 na sua superfíce. Estas células, as células CD4+, incluem glóbulos brancos chamados linfócitos CD4+, que combatam as infecções. O vírus multiplica-se rapidamente nas células CD4+, destreuindo-as no processo. Se o VIH não for tratado, o número de linfócitos CD4+ pode acabar por diminuir tanto que o sistema imunitário fica gravemente enfranquecido e surgem doenças graves.

    O início da SIDA é assinalado pelo aparecimento de problemas chamados doenças de definição da SIDA. Algumas delas são infecções oportunistas, causadas por organismos inofensivos para pessoas saudávewis mas perigosasa as com imunidade reduzidas; um exemplo é a Cândida albicans, que causa a monilías. As pessoas com SIDA também podem desenvolver diversos tipos de cancro.

 
Sarcoma de Kaposi
O sarcoma de Kaposi caracteriza-se por nódulos definidos, salientes e acastanhados. Podem surgir em qualquer parte do corpo.

Síndrome do Cólon Irritável
    Esta combinação de dor abdominal intermitente, obstipação e diarreia afecta em cada cinco pessoas ao longo da sua vida.
    Esta síndrome é uma das queixas digestivas mais comuns. Afecta principalmente pessoas entre os 20 e 30 anos e é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A sua causa precisa não é evidente, mas pensa-se que envolve movimentos musculares anormais n intestino. Os factores que a dessencadeiam podem incluir uma crise de gastroenterite ou a sensbilização a determinadas substâncias, como a cafeína, o álcool, alimentos ricos em gorduras ou adoçantes artificiais. Também parece haver um componente genético, porque algumas famílias têm história de SCI. Os sintomas incluem diarreia, prisã de ventre, dor abdominal e, especialmente, sensação de enfartamento e grandes quantidades de gases abdominais; estes problemas agravam-se com a ansiedade, a depressão e o stress. A dor muitas vezes situa-se na zona inferior esquerda do abdómen, e pode ser aliviada pela libertação de gases ou fezes.

Síndrome do Túnel Cárpico
    A compreessão de um nervo no punho causa sintomas como formigueiro e dor na mão, no punho e no antebraço, e enfraquecimento da preensão.
    O túnel cárpico é uma passagem estreita formada pelo ligamento cárpico (aponevrose dos flexores) do lado de dentro do punho e os ossos do punho subjacentes, os ossos do carpo. Longos tendões estendem-se através da passagem a partir dos músculos do antebraço até aos ossos da mã e dos dedos. O nervo mediano também passa através do túnel carpico para controlar os músculos da mão e transportar as sensações dos dedos. Na síndrome do túnel cárpico o nervo mediano é comprimido pelo inchaço dos tecidos à volta e dentro do túnel. As causas incluem diabetes melitus, gravidez, lesão do punho, artrite reumatóide e movimentos repetitivos; em alguns casos a causa não é evidente. A compressão nervosa provoca dormência e dor, especialmente entre o polegar e os dedos do meio, e um lado do dedo anular. Medicamentos anti-inflamatórios e cirurgia para soltar os ligamentos poderão trazer alívio.

Escrito e editado para o blog por Mark Simões