sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tumores externos - orelhas

Como todos os tumores, os do ouvido externo podem ser benignos ou malignos. Os malignos são do mesmo tipo que o carcinoma espinocelular e o carcinoma basocelular.
Como tumores benignos, cita-se por exemplo a verruga da orelha, que é indolor, ou o osteoma do canal auditivo, que é uma massa dura do tecido ósseo subjacente ao canal. No caso do osteoma pode não haver sintomas, simplesmente uma acumulação de cera ou sintomas de otite externa.
Os tumores malignos da orelha começam, tal como os benignos, como massas verrugosas. Costumam sangrar facilmente quando são traumatizados e podem tornar-se dolorosos. Os osteomas malignos do canal provocam dor intensa e um característico corrimento manchado de sangue.
Os tumores do ouvido externo são muito raros; contudo, os perigos de um tumor maligno nesta região são os mesmos de qualquer tumor, de modo que no caso de aparecerem estes sinais o paciente deve procurar o médico sem perda de tempo.

Qual o tratamento?
Os tumores benignos têm de ser extirpados no hospital, normalmente sob anestesia local. No caso dos tumores malignos, a radioterapia consegue eliminá-lo na fase inicial. Se isto falha, o tumor – e, com ele, parte ou toda a orelha – tem de ser extirpado, à operação segue-se por vezes mais radioterapia. Os tumores do canal auditivo necessitam de operação e radioterapia. Estas operações exigem o internamento de uma ou duas semanas. Se o tumor for tratado precocemente, as perspectivas de recuperação são boas. A cirurgia plástica tem meios para reconstruir a orelha.
Tumores da orelha:
Por vezes as massas que aparecem na orelha são malignas, como este carcinoma basocelular.
Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Genoma

O genoma é um conjunto completo de instruções genéticas de um ser vivo, que controla o seu desenvolvimento desde uma só célula até ao complexo corpo adulto. O genoma humano consiste em aproximadamente trinta mil a trinta e cinco mil genes, transportados no conjunto duplo de 46 cromossomas existentes em quase todos os tipos de célula.
            O Projecto do Genoma Humano, um esforço multinacional para mapear a sequência do genoma humano, foi completado em 2003. Esta investigação levou à identificação de mais de 30mil genes humanos individuais em 46cromossomas que, no conjunto, incluem 3.2mil milhões de pares de bases. Embora muito ADN não forneça códigos para genes individuais, sendo conhecido como ADN não codificante e ADN “junk”, pode regular as suas funções. O ADN “junk” difere do ADN não codificante na medida em que a sua estrutura não se assemelha à dos genes. O mapeamento do genoma tornou possível saber que genes estão envolvidos em certos processos metabólicos.
Útil e “Inútil”
Calcula-se que apenas 3% do ADN do genoma transporte informação para formar proteínas. Algum ADN não codificante e “junk” pode ter utilidade desconhecida, como orientar a que velocidade os outros genes formam produtos.




 
Cariótipo
Uma “fotografia de grupo” de todos os cromossomas de uma célula, emparelhados por uma ordem padrão, é conhecida por uma ordem padrão, é conhecida por cariótipo e revela cromossomas extra, em falta, partidos ou com bandeamento diferente. Este exemplo é um indivíduo de sexo masculino (repare no grande X curvo e no pequeno Y, no fundo à direita).


Cromossomas
Esta microscopia electrónica de varrimento mostra as estruturas e superestruturas helicoidais de uma dupla hélice de ADN dentro de cada cromossoma, com a forma de uma grande escova fofa.

 
Complemento de cromossomas
O conjunto completo de cromossomas numa célula é constituído por 46 cromossomas, que consistem em 22 pares equivalentes. Cada um dos pares é derivado da mãe e o outro do pai. Estão numeradas de 1 (maior) a 22 (mais pequeno). O 23º par é o cromossoma do sexo. XX é o sexo feminino e XY (como aqui) é o sexo masculino. Quando tingido por corantes químicos, aparecem riscas escuras e claras em cada cromossoma, denominadas padrões de bandeamento. Estes padrões permitem aos investigadores “mapear” as localizações de determinados genes dentro do cromossoma.



Cromossoma sete
Foi um dos primeiros cromossomas a ser sequenciado. Contém mais de 5 por cento do total de ADN do genoma, com cerca de 159 milhões de pares de bases. Quase 60 milhões encontram-se no braço mais curto, 7p, e os restantes no braço mais longo, 7q. As convenções de marcação de um cromossoma tornam possível descobrir a localização de um gene se soubermos o seu “endereço”. O gene da fibrose cística (CFTR), por exemplo, encontra-se em 7q31.2.



Adaptado e editado para o blog por Mark Simões

Michael Douglas curado de um tumor na garganta

O actor Michael Douglas está curado do tumor na garganta. Em entrevista ao programa 'Today', o actor revelou que, depois de uma luta de seis meses contra o tumor, a doença desapareceu.
Para já, Douglas continua, mensalmente, a realizar exames para garantir que o cancro não retorna.
“Sinto-me óptimo, aliviado (...), mas não é uma euforia total" disse. "As minhas glândulas salivares estão fechadas devido à radiação e vão permanecer assim por pelo menos um ou dois anos. A minha boca fica muito seca durante o sono", revelou. “Perdi 14 quilos, mas já recuperei cinco", lembra.
Quanto ao trabalho, Douglas vai ter que continuar ausente por recomendação médica. Mas o actor planeia regressar às filmagens de Liberace, um filme de Soderbergh, com estreia prevista para 2012.

Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Telemóveis causam cancro?

Estar dez minutos ao telemóvel pode causar cancro, defendem os cientistas. Em apenas 10 minutos podem ocorrer alterações no cérebro que estão associadas ao cancro, dizem
Os cientistas do Weizmann Institute of Science de Israel descobriram que a exposição à radiação emitida pelos telemóveis, mesmo a níveis baixos, pode interferir com a divisão das células cerebrais. A divisão de células potencia o aparecimento de tumores, de acordo com o Daily Mail. No entanto, apesar de as alterações químicas identificadas pelos cientistas israelitas estarem associadas a vários tipos de cancro, eles afirmam que não existem provas sobre uma ligação directa entre a radiação dos telemóveis e a doença, mas apenas que certas células podem reagir a essa radiação. Um perito de saúde citado no artigo do Daily Mail defende que «é improvável» que o efeito cause cancro.
Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tumor da vulva:


O cancro da vulva é muito raro, especialmente em mulheres abaixo dos 60 anos. Começa por um pequeno caroço duro, que cresce até formar úlcera com bordas espessas, em relevo, e o centro húmido e vermelho. O cancro da vulva tende a desenvolver-se muito lentamente e, se detectado e tratado a tempo, verifica-se a cura completa.
As suas causas são desconhecidas, mas julga-se que infecções existentes há muito ou irritações da vulva desempenham papel importante no seu desenvolvimento. Participe sempre ao médico a existência de qualquer caroço ou úlcera vulgar.
Se suspeitar de cancro, o médico remetê-la-á para um especialista, que fará uma biopsia da área. O tratamento usual é a cirurgia; extirpam-se ou a protuberância e a pele circundante (vulvectomia simples), ou a protuberância, os gânglios linfáticos da virilha e a pele entre as duas áreas (vulvectomia radical). Por vezes há que fazer radioterapia.     
Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tumores das glândulas salivares

Algumas células numa glândula salivar podem multiplicar-se e formar um tumor. A causa deste facto é desconhecida. A maioria dos tumores surge na parótida, situada acima do ângulo do maxilar, e na maior parte são benignos. Em geral desenvolvem-se lentamente, durante vários anos, levando à tumefacção progressiva da glândula. Esta permanece aumentada de volume, não havendo quaisquer outros sintomas.
Num pequeno número de casos há o risco de que o tumor seja ou venha a tornar-se maligno. Os tumores cancerosos das glândulas salivares são muito raros – apresentam menos de 1% de todos os cancros.
Se tem uma glândula salivar inchada ou qualquer dor ou desconforto na boca, deve consultar o médico. Poderá ser necessário deslocar-se ao hospital para realizar, como doente ambulatório, um sialograma, exame que ajuda a distinguir se é um tumor ou um cálculo de um canal salivar a causa do problema. 

Qual o tratamento?
Se for diagnosticado um tumor, será necessário a remoção cirúrgica, conforme indicação do médico (embora tumores pequenos e de crescimento lento possam não ser extraídos mas apenas mantidos sob vigilância). Se se chegar à conclusão de que o tumor é maligno, e as células já começaram a disseminar-se, a utilização de radioterapia é útil na sua destruição.
Nas intervenções cirúrgicas relativas à glândula parótida há o perigo de lesar um nervo adjacente, que controla os movimentos da região inferior da face. Esta lesão é, por vezes, inevitável no caso de remoção de tumores grandes; contudo, a cirurgia posterior ajudará a restabelecer o aspecto da fase de modo satisfatório.
Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Risco escondido de cancro

A noite cai, e liga de imediato as luzes. Mas numa teoria alarmante tem vindo a ganhar apoiantes nos últimos anos: que a luz artificial à noite pode contribuir para o desenvolvimento de cancro da mama e da próstata, talvez porque nessa altura a produção da hormona melatonina diminui. Agora, dois estudos vêm dar peso a essa ideia.
Um, da Universidade de Haifa, Israel, analisou medições feitas por satélite sobre a utilização de luz à noite e os casos de cancro em 164 países. O pais mais iluminado apresentou os níveis mais altos de cancro da próstata, mais do dobro do que os países menos iluminados.
Ao mesmo tempo, investigadores da Universidade de Harvard que seguiram mais de 18000 mulheres em pós-menopausa chegaram à conclusão de que aquelas que apresentavam os mais baixos níveis nocturnos de melatonina tinham mais 60% de probabilidades de desenvolver cancro da mama.
É sabido que a luz suprime a produção de melatonina no cérebro. Esta hormona pode inibir ou retardar o desenvolvimento de certos cancros, de acordo com Richard G. Stevens, médico e co-autor do estudo israelita. Então, como pode minimizar os possíveis riscos de exposição à luz sem voltar à era pré-industrial?
Durma num quarto o mais escuro possível. Use cortinas ou máscaras de dormir se vive numa iluminada rua citadina ou tem algum candeeiro perto da sua janela.
Mantenha uma luz de presença na casa de banho. Mesmo uma breve exposição à luz pode suprimir a melatonina. O melhor é instalar uma luz de presença vermelha: as ondas de energia das lâmpadas vermelhas provocam uma diminuição menos repentina desta hormona quando comparadas com lâmpadas azuis ou mesmo fluorescentes.
Coma o pequeno-almoço à janela. Uma exposição à luz solar de 20 minutos equilibra o ritmo cardíaco natural e ajuda a garantir um pico saudável de melatonina à noite.
A luz artificial pode ajudar a explicar porque é que os níveis de cancro da mama são altos nas nações industrializadas.
Beth Howard
Postado no blog por Eunice Tomé