terça-feira, 23 de novembro de 2010

3ª Curiosidade sobre o Cancro...

Cancro poderá matar 17 milhões por ano em 2030

    Cerca de 17 milhões de pessoas poderão morrer anualmente de cancro em todo o mundo em 2030, segundo estimativas divulgadas por uma agência associada à ONU que apela à comunidade internacional para que actue na prevenção.As estimativas resultam de um estudo efectuado por peritos e cientistas da Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC – sigla em inglês), uma entidade associada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2030, segundo o estudo, deverá haver 27 milhões de novos casos de cancro diagnosticados em todo o mundo, acrescendo assim o número de pessoas doentes para 75 milhões, com 17 milhões de mortes anuais. Estes dados contrastam com os números avançados em 2000, em que se estimava que existiriam quase 11 milhões de novos casos anuais, 25 milhões de pessoas a viverem com esta efemeridade e sete milhões a falecerem anualmente devido ao cancro."Uma grande proporção de casos de cancro pode prevenir-se com tratamento adequado, pelo que o objectivo do nosso estudo é criar consciencialização sobre esta problemática e a necessidade da comunidade internacional actuar para que haja acesso a terapias e vacinas preventivas", indicou Peter Boyle, director da IARC.Na opinião de Boyle, o aumento do número de casos de cancro em todo o mundo será determinado pelo contínuo crescimento da população e por uma maior longevidade."Outras mudanças relativamente ao passado é que o cancro era uma doença que afectava os países de altos recursos, agora a situação mudou e o cancro afecta maioritariamente países de rendimentos médios ou baixos", referiu. Aparte do crescimento e envelhecimento da população, os peritos da IARC consideram que a propagação do cancro nos países em desenvolvimento se deve à exportação de factores de risco, como o consumo de tabaco. Segundo o dossier, as mortes devido a cancro são mais elevadas do que as provocadas pela tuberculose, malária e sida em conjunto e as formas em que se manifesta a doença é diferente dos países ricos para os pobres. Enquanto nas nações industrializadas prevalece o cancro de pulmão, mama, próstata e cólon, nos países de baixo e médio rendimento predominam os cancros de estômago, fígado e útero, com o de mama a aumentar.
    "Actualmente, o cancro da mama é a primeira ou segunda causa de morte em todas as regiões do mundo", indicou Boyle. Da mesma forma, declarou que os modelos estão a mudar rapidamente, com aumento dos casos de cancro de cólon e pulmão em zonas onde não era comum.


Escrito e editado para o blog por Mark Simões

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

2ª Curiosidade sobre o Cancro...

Cada cigarro, é menos 11 minutos de vida

Calculam que fumar de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos
    É um estudo proveniente do Reino Unido, onde determinaram o verdadeiro impacto sobre a saúde das pessoas.

    Consumir um pacote de 10 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos, enquanto que um pacote completo resta um dia e meio de vida do fumador.

    Sempre foi dito que, o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir cancro e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, com a maior precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro está diminuindo o tempo de vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os viciados em tabaco diminuem em 6,5 anos da sua esperança de vida por causa dos cigarros.

    De qualquer forma, este último cálculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.

    O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que, um homem fuma em média 5722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de fazê-lo até os 71, haverá consumido um total de 311688 cigarros em toda a sua vida.

Pesquisa dos dados
    O cientista observou durante 4 décadas - começando em 1951 a mais de 34 mil médicos ingleses do sexo masculino. Todos eram maiores de 40 anos sendo alguns fumadores e outros não. Dentro dos resultados, Doll descobriu que a percentagem de mortes daqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumadores. É que os efeitos nocivos do tabaco vão além do cancro do pulmão. Os fumadores habituais tem mais possibilidades de apresentar sintomas de deteriorização intelectual, como perda de memória, linguagem e capacidade de aprendizagem. Além disto triplica as possibilidades de dano cerebral e é um factor de risco para as doenças cardiovasculares, entre outros malefícios.


Jogos Matemáticos
    O caminho seguido pelos investigadores ingleses para chegarem a estabelecer que cada cigarro resta, em média, 11 minutos de vida a uma pessoa.

    Primeiro calcularam que os 6,5 anos que diminui a expectativa de vida equivale a 2374 dias ou 56976 horas ou a 3418560 minutos. Logo determinaram que o consumo de 5772 cigarros por ano multiplicado por 54 anos desde os 17 até os 71 dão como resultado 311688 cigarros ao longo de toda a vida. Finalmente dividiram os 3418560 minutos perdidos pelos 311688 cigarros fumados. Este calculo chega a uma conclusão de que perdem 11 minutos de vida por cada cigarro consumido.


Escrito e editado para o blog por Mark Simões

2ª Curiosidade sobre o Sistema Humano...

NEURÓNIOS ESPELHO
    Os neurónios espelho foram descobertos em 1995 - por acaso. Um grupo de investigadores na Itália, orientado por Giacomo Rizzolatti, estava a monitorizar a actividade neuronal nos cérebros dos macacos(1) quando faziam o movimento de alcançar. Um dia um investigador imitou inadvertidamente o movimento do macaco enquanto ele estava a ver e descobriu que a actividade neuronal no cérebro do macaco que reaiu ao que viu era idêntica à actividade que ocorrera quando o próprio macaco fez o movimento. Alguns acreditam que os neurónios espelho são a base da Teoria da Mente(2) , mímica e empatia.

    Alguns neurónios são activados quando nos movemos e também quando vemos alguém mover-se. Isso significa que estamos inconscientemente a imitar os outros, e assim a partilhar, até certo ponto, a sua experiência. Os neurónios espelho também nos permite saber o que outra pessoa está a sentir, sem termos de pensar nisso. Estas são das mais importantes descobertas neurocientíficas nos últimos anos.

- O que são? -
    Os neurónios espelho foram descobertos na área de planeamento motor no cérebro de macacos e subsequentes estudos de imagiologia sugerem que também existem nos humanos. O sistema espelho humano parece ser mais amplo do que o dos macacos, pois os seus neurónios espelho existem não só nas áreas do movimento, mas também nas áreas relacionadas com as emoções, as sensações e até com as intenções. Dão às pessoas conhecimento imediato sobre o que está a passar na cabeça do outro; pensa-se que esta capacidade de saber o que a outra pessoa está a sentir ou a fazer é a base da mímica.

- Onde estão? -
    Nos humanos, os neurónios espelho parecem abranger áreas do lobo frontal relacionadas com as inteções, como uma parte do córtex pré-motor. Encontram-se também no lobo parietal, que está relacionada com as sensações. Contudo, ainda se está a investigar a abrangência total destes neurónios.

(1) Macaco de Imitação
    Os neurónios espelho produzem mímica automática ao produzir um estado no cérebro do observador semelhante ao da pessoa que estão a observar.


(2) Teoria da Mente
    A teoria da mente (TM) refere o "conhecimento" instintivo de que outras pessoas podem ter convicções diferentes das suas e de que são essas convicções, não os factos de uma situação, que originam e determinam o seu comportamento. Uma forma de testar a TM é o teste de Sally-Ann. Estudos recentes revelaram que as crianças de apenas 10 meses podem "passar" o teste de Sally-Ann.


Escrito e editado para o blog por Mark Simões

Tipos de cancro

Os tipos de cancro que nós vamos tratar são os seguintes:
  1. Cancro 0ral
  2. Cancro Cerebral
  3. Cancro do Colo do Útero
  4. Cancro do Cólon e do Recto
  5. Cancro do Estômago
  6. Cancro da Mama
  7. Cancro da Pele
  8. Cancro Pulmonar
  9. Cancro da Próstata
  10. Cancro do Útero
  11. Melanoma
  12. Mieloma Múltiplo
  13. Leucemia
  14. Linfoma
  15. Outros tipo de cancro: cancro pancreático, cancro ósseo, tumores cerebrais, cancro da tiróide, ...
Escrito e editado para o blog por Mark Simões

domingo, 21 de novembro de 2010

1ª Curiosidade sobre o Cancro...

Estatística dos Cancros


    O número de seres humanos no mundo aproxima-se rapidamente dos sete mil milhões (7 000 000 000). Nascem mais de 250 bebés por minuto, e morrem 150 000 pessoas por dia, e a população aumenta em cerca de 150 seres humanos por minuto. Cada uma destas pessoas vive, pensa, preocupa-se e sonha com dentro do bem mais complexo e maravilhoso que existe – um corpo humano. Uma característica permanente deste corpo e do seu comportamento é a sua curiosidade por si próprio. Olhamos continuadamente para nós próprios, com um enorme e crescente pormenor, para compreender a sua actividade.
    De acordo com dados de 2003, do Instituto Nacional de Estatística, apresentados no 6º Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica porJosé Bento, do IPO Porto, o cancro já matou 22.711 portugueses em 2003, sendo a segunda causa de morte em Portugal, após as doenças cerebrovasculares e cardiovasculares que atingiram 28.737 pessoas. O cancro colo-rectal é a principal causa de morte por cancro, representando 14 por cento do total de mortes por cancro. O cancro do pulmão surge logo a seguir com 13.9 por cento, seguido pelo do estômago com 11 por cento e pelo da mama, com 7 por cento. O cancro do pulmão é o que mais afecta os homens, com 19 por cento, enquanto o da mama atinge mais a mulher, com 17 por cento.

Escrito e editado para o blog por Mark Simões

1ª Curiosidade sobre o Sistema Humano...

O HOMEM QUE SE PERDEU
Phineas Gage

Este educado e respeitado capataz dos caminho-de-ferro americanos mudou drasticamente tornando-se "rudemente profano", depois de um acidente destruir parte do cérebro. O caso foi o primeiro a demonstrar que faculdades como o julgamento social e moral podem estar localzados nos lobos frontais.


    A concepção de que o nosso sentido moral tem uma base biológica no cérebro resultou em grande parte dum acidente estranho em 1848. Um respeitado trabalhador dos caminhos-de-ferro chamado Phineas Gage fez um buraco na frente do cérebro com uma barra de ferro que estava a usar para comprimir pó explosivo. Sobreviveu com danos supreendentemente ligeiros na maioria das suas faculdades. No entanto, o seu comportamento mudou drasticamente. Passou de um homem consciencioso, educado e atencioso a estouvado, malcriado e socialmente irresponsável. Os seus conhecidos salientaram que ele "já não era Gage". A mudança foi relacionada pelo seu médico com a sua lesão cerebral, e reconstruções modernas da lesão revelam que afectou as áreas conhecidas agora como o centro da sensibilidade moral.

Escrito e editado para o blog por Mark Simões