sexta-feira, 1 de abril de 2011

Descoberto medicamento capaz de tratar diferentes tipos de cancro


Investigadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram um fármaco com potencial para tratar vários tipos de cancro, avança o portal ISaúde.
Estudo em ratinhos mostrou que o medicamento AT-406 ataca as proteínas que impedem a morte celular normal de acontecer. O bloqueio dessas proteínas fez com que as células cancerígenas morressem sem, no entanto, danificar as células normais.
Os investigadores defendem que a droga pode ser usada isoladamente ou em combinação com outros tratamentos.
O processo normal de morte celular, apoptose, é o que mantém as células normais em cheque. Quando a apoptose é interrompida, as células se reproduzem sem controlo, o que é uma marca registada do cancro humano.
"Remover o bloqueio da apoptose nas células tumorais do cancro é uma abordagem terapêutica completamente nova e pode beneficiar o tratamento de muitos tipos de tumores humanos", diz o autor do estudo Shaomeng Wang.

Novo tratamento:
Nova droga ataca directamente as proteínas inibidoras de apoptose ou IAPs, que impedem a morte celular.
Os investigadores descobriram que a AT-406 destrói estas proteínas nas células cancerígenas. Enquanto isso, a droga tem pouco ou nenhum efeito sobre as células normais.
Em modelos animais, a droga encolheu tumores, mas causou poucos efeitos colaterais. A droga foi projectada para ser tomada por via oral, o que investigadores dizem ser mais fácil de administrar do que as tradicionais quimioterapias intravenosas.
"O nosso objectivo de pesquisa é traduzir a nossa ciência e a descoberta de novos medicamentos eficazes para os pacientes", disse Wang."Estou muito contente de ver a droga que nós projectámos, fizemos e testamos no nosso laboratório a ser dada a pacientes".