sábado, 4 de dezembro de 2010

Textos do Trabalho

Dos sistemas ás células
Em termos gerais, cada sistema pode ser visto como uma hierarquia de componentes grandes compostos por outros mais pequenos. O próprio sistema encontra-se no topo da hierarquia; em seguida estão os órgãos; abaixo encontram-se os tecidos que compõem os órgãos; e no fundo da hierarquia estão as células de que são feito os tecidos.


Um sistema do organismo habitualmente é visto como um conjunto de órgãos e partes programados para uma tarefa importante. Os sistemas são integrados e interdependentes, mas cada um tem os próprios componentes e limites. As principais partes de um sistema são os órgãos e os tecidos. A maioria dos órgãos é composta por diferentes tecidos. O cérebro, por exemplo, contém não só tecido nervoso mas também tecido conjuntivo e epitelial. Por sua vez, um tecido é um conjunto de células microscópicas, todas semelhantes na estrutura e desempenhando a mesma função especializada.

A célula
A célula é a unidade básica estrutural e funcional do organismo. É a parte mais pequena capaz dos processos que definem a vida, incluindo a reprodução, o movimento, a respiração, a digestão e a excreção - embora nem todas as células tenham todas estas capacidades.

Anatomia Celular
A maioria das células é microscópica, uma célula tem 20-30µm de diâmetro, o que significa que 40 em fila se estenderiam pelo comprimento desta frase. Há células muito especializadas longas, como os neurónios (células nervosas) e as células das fibras musculares (miofibras), que podem atingir mais de 30 cm. A maior parte das células é limitada por uma “pele” externa flexível, a membrana celular ou plasmática. Dentro dela existe uma panóplia de componentes estruturais conhecidas por organelos, cada um deles com forma, tamanho e função específicos. Estes organelos não flutua, aleatoriamente. A célula é altamente organizada, com muitas câmaras interiores e compartimentos ligados por películas e membranas, e mantidas no lugar por um “esqueleto” flexível em constante mudança, formando por túbulos e filamentos ainda mais pequenos.

Escrito e editado para o blog por Mark Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário