sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cancro do pénis

É uma doença maligna relativamente rara. A causa da doença é desconhecida, mas há uma grande relação entre o seu aparecimento e muitos anos de hábito pouco higiénicos. Os homens circuncidados são menos susceptíveis que os outros – embora, se praticar uma higiene bem conduzida, corra pouco risco de ter a doença. Esta é mais comum nos idosos.

Quais são os sintomas?
O principal sintoma é uma zona dolorosa, uma úlcera ou um nódulo tipo verruga, que lentamente invade a pele do pénis e atinge os tecidos profundos. Se não for tratado, o tumor maligno metastizará (disseminar-se-á por outras partes do corpo, na maioria das vezes através do sistema linfático ou do sangue). O cancro do pénis tende a disseminar-se, em primeiro lugar, para os gânglios linfáticos da virilha, causando a sua tumefacção.

O que se deve fazer?
Se tem uma ferida que liberta pus ou qualquer tipo de tumor no pénis, consulte o médico, que provavelmente pedirá uma biopsia para exame laboratorial antes de fazer o diagnóstico da existência de cancro em vez de sífilis ou simplesmente de inócuos condilomas.
Quando o cancro do pénis é detectado numa fase precoce, é quase sempre curável por radioterapia. Apenas em casos de detecção tardia e, depois, negligenciados se torna necessária a operação.

Transcrito e editado para o blog por Eunice Tomé 

Sem comentários:

Enviar um comentário