terça-feira, 17 de maio de 2011

Cientistas descobrem como conter fornecimento de sangue para células cancerígenas

 
«Investigadores da University os Texas Southwestern Medical Center, nos EUA, identificaram uma proteína que orienta o desenvolvimento dos vasos sanguíneos. A descoberta pode levar a tratamento para conter o fornecimento de sangue para as células cancerígenas, impedindo que ela se espalhe, avança o portal ISaúde.
A equipa de investigação demonstrou em ratinhos que a interacção da proteína Ras 1 (Rasip1) é tão específica e central para muitos processos celulares que, sem ela, novos vasos sanguíneos simplesmente não podem formar-se.
As células de cancro dependem da criação de novos vasos sanguíneos para fornecer nutrientes que servem de combustível para o crescimento rápido do cancro. Os tumores cancerígenos também usam o sistema circulatório como uma auto-estrada através da qual enviam células malignas para colonizar outras partes do corpo.
Uma droga capaz de bloquear a Rasip1 poderia combater o cancro em duas frentes: através do corte no fornecimento de nutrientes para as células cancerígenas e cortando as suas rotas de transporte.
Os cientistas têm encontrado muitas moléculas regulatórias importantes em diferentes tecidos e até mesmo noutros aspectos da formação ou da manutenção dos vasos sanguíneos, mas todos eles são activos em vários tecidos do corpo.
Rasip1 é o primeiro regulador específico de interruptores moleculares chamados GTPases. A proteína parece estar activa apenas no endotélio, a camada de células que reveste os vasos sanguíneos, e não é encontrada nas células musculares lisas que formam a parte externa dos vasos sanguíneos.
Os cientistas descobriram também que Rasip1 e uma proteína parceira de ligação são necessárias para que os vasos sanguíneos formem canais através dos quais o sangue possa fluir.
"A maioria das abordagens às terapias que visam bloquear a formação de vasos sanguíneos concentra-se em factores de crescimento que ocorrem fora da célula, em vez de factores intrínsecos de crescimento celular como Rasip1", disse a líder do estudo Ondine Cleaver. "Apesar de este ainda ser um estudo com ratos, acreditamos que estudos futuros de Rasip1 e dos processos moleculares sob o seu controlo têm uma grande promessa para fornecer ferramentas e modelos para o avanço dos tratamentos clínicos que visam bloquear a formação de vasos sanguíneos em tumores".
Os investigadores agora planeiam procurar drogas que bloqueiam Rasip1, a fim de, eventualmente, desenvolver estratégias para interromper o crescimento de vasos sanguíneos funcionais e fazer com que os tumores cancerígenos “morram à fome”.»
 
 
Artigo retirado de in: http://www.pop.eu.com/news/4794/26/Cientistas-descobrem-como-conter-fornecimento-de-sangue-para-celulas-cancerigenas.html e editado para o blog por Eunice Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário