sexta-feira, 3 de junho de 2011

Casos de cancro da boca causados por sexo crescem no Brasil

«Os casos de cancro da boca e orofaringe (região atrás da língua, palato e amígdalas) cresceram de maneira assustadora nos últimos dez anos no Brasil. A doença está relacionada ao papiloma vírus humano (HPV), que no caso está a ser transmitido através do sexo oral. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), por ano, o Brasil regista 14 mil novos casos de cancro da boca, avança o portal Terra.
Anteriormente os casos de cancro da boca e da orofaringe eram mais comummente registados em homens acima de 50 anos, normalmente fumadores ou alcoólicos. Hoje, a doença está a atingir mais os jovens entre 30 e 45 anos, que praticam sexo oral sem proteção adequada, conforme divulgou o jornal A Folha de São Paulo.
Segundo o Instituto do Cancro do Estado de São Paulo, 60% dos casos cancro de orofaringe registados no último ano tinham ligação directa com o papilomavírus.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, 80% dos casos da doença no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, estão associados ao papilomavírus. Há uma década, apenas 25% dos casos estavam directamente ligados ao HPV. Os casos relacionados com o tabaco estão a cair; já os com causa no papiloma vírus estão a crescer. As mulheres respondem por 20% dos casos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário