sábado, 29 de janeiro de 2011

Eu como fruta e vegetais!

Comendo bastante fruta e vegetais pode reduzir-se o risco de cancro para metade em relação a todos aqueles que têm dieta pobre nestes alimentos.

As pessoas são o que comem!
O nosso bem-estar físico está largamente dependente de uma boa alimentação.
Nos aderimos aos hábitos alimentares adquiridos em casa durante a nossa vida; a base de uma vida saudável é alicerçada desde a infância através de uma dieta variada e saudável.
Embora se divulgue com profusão tipos de comida que possam causar cancro, na realidade sabemos mais sobre o que pode ajudar a preveni-lo. Os mais importantes destes alimentos são os vegetais e fruta. Existem evidências claras que uma dieta rica em fruta e vegetais está associada a uma vida saudável.
Os vegetais são ricos em vitaminas, micronutrientes e fibras. Contêm, entre outras substâncias, anti-oxidantes e flavenóides, que ajudam a prevenir numerosas doenças tais como o cancro e doenças cardiovasculares.
O conteúdo energético dos vegetais é baixo, p+elo que podem ser consumidos em grandes quantidades sem riscos de uma obesidade indesejada e inconveniente pelos factores negativos que acarreta. A variedade é a grande força dos vegetais e da fruta. É fácil comer o suficiente sem nos saturarmos. Podemos comê-los quer preparados como um parto principal ou complementando outras refeições.
Se tem fome entre as refeições pode comer fruta em vez de chocolate. E assim sucessivamente, pode provocar uma alteração no seu regime alimentar.
Os vegetais e a fruta são alimentos muito saudáveis e com uma variedade tão grande que quase toda a gente tem a possibilidade de encontrar qualquer coisa que agrade ao seu paladar. Uma pessoa gosta de nabos, outra de tomate, outra de couves, ou então gostamos de peras ou maças. Não gostamos de cerejas, mas gostamos de uvas.
Enfim, há um sem número de paladares à nossa disposição que só quem não quer não adere a este tipo de alimentação saudável. Podemos afirmar que não há escassez de alternativas: existe sempre uma variedade quase infinita de cores, formas, tamanhos e sabores ao nosso alcance, que nos ajuda na prática de uma alimentação saudável.


6x ao dia
Deve comer cinco a oito suplementos todos os dias, de fruta ou vegetais. Uma média de seis é boa. Constitui um suplemento: um tomate grande; uma chávena de vegetais cozidos; uma peça de fruta; uma taça de morangos ou cerejas; uma colher de geleia; um copo de sumo; uma cenoura; uma porção de grelos (couve ou nado); duas ou três rodelas de pepino, etc.
Quanta fruta e vegetais devo comer?
O conselho é dado normalmente em termos de porções ou de classes. De uma maneira geral, uma porção de fruta ou vegetais é uma única maçã, pêra, laranja ou banana, e quantidade equivalente de outras frutas mais pequenas ou por exemplo uma chávena de vegetais cozidos.
A quantidade de vegetais a ser incluída na dieta diária pode ser ilustrada usando apenas como exemplo um “prato modelo”. As proporções definidas podem ser adaptadas a outro tipo de cozida, como sopas, gratinadas ou cozidos.
Uma refeição pode ser composta por meio prato com vegetais, legumes gratinados ou cozidos, conforme prefira, peixe ou carne, deixando ainda espaço para batata, arroz ou massa. Algumas fatias de pão e uma sobremesa de fruta fresca tornam a refeição completa.
As crianças e os adolescentes precisam de um acompanham, então mais cuidado na sua alimentação, de preferência com acompanhamento específico. Esses cuidados vão beneficiar os jovens durante a chamada fase de crescimento e, melhoram o desenvolvimento e função do sistema nervoso, do sistema muscular e das glândulas.
Escrito e editado para o blog por Mark Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário