Investigadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram um fármaco com potencial para tratar vários tipos de cancro, avança o portal ISaúde.
Estudo em ratinhos mostrou que o medicamento AT-406 ataca as proteínas que impedem a morte celular normal de acontecer. O bloqueio dessas proteínas fez com que as células cancerígenas morressem sem, no entanto, danificar as células normais.
Os investigadores defendem que a droga pode ser usada isoladamente ou em combinação com outros tratamentos.
O processo normal de morte celular, apoptose, é o que mantém as células normais em cheque. Quando a apoptose é interrompida, as células se reproduzem sem controlo, o que é uma marca registada do cancro humano.
"Remover o bloqueio da apoptose nas células tumorais do cancro é uma abordagem terapêutica completamente nova e pode beneficiar o tratamento de muitos tipos de tumores humanos", diz o autor do estudo Shaomeng Wang.
Novo tratamento:
Nova droga ataca directamente as proteínas inibidoras de apoptose ou IAPs, que impedem a morte celular.
Os investigadores descobriram que a AT-406 destrói estas proteínas nas células cancerígenas. Enquanto isso, a droga tem pouco ou nenhum efeito sobre as células normais.
Em modelos animais, a droga encolheu tumores, mas causou poucos efeitos colaterais. A droga foi projectada para ser tomada por via oral, o que investigadores dizem ser mais fácil de administrar do que as tradicionais quimioterapias intravenosas.
"O nosso objectivo de pesquisa é traduzir a nossa ciência e a descoberta de novos medicamentos eficazes para os pacientes", disse Wang."Estou muito contente de ver a droga que nós projectámos, fizemos e testamos no nosso laboratório a ser dada a pacientes".
Artigo retirado de http://www.pop.eu.com/news/4492/5/Descoberto-medicamento-capaz-de-tratar-diferentes-tipos-de-cancro.html e editado para o blog por Eunice Tomé