NEURÓNIOS ESPELHO
Os neurónios espelho foram descobertos em 1995 - por acaso. Um grupo de investigadores na Itália, orientado por Giacomo Rizzolatti, estava a monitorizar a actividade neuronal nos cérebros dos macacos(1) quando faziam o movimento de alcançar. Um dia um investigador imitou inadvertidamente o movimento do macaco enquanto ele estava a ver e descobriu que a actividade neuronal no cérebro do macaco que reaiu ao que viu era idêntica à actividade que ocorrera quando o próprio macaco fez o movimento. Alguns acreditam que os neurónios espelho são a base da Teoria da Mente(2) , mímica e empatia.Alguns neurónios são activados quando nos movemos e também quando vemos alguém mover-se. Isso significa que estamos inconscientemente a imitar os outros, e assim a partilhar, até certo ponto, a sua experiência. Os neurónios espelho também nos permite saber o que outra pessoa está a sentir, sem termos de pensar nisso. Estas são das mais importantes descobertas neurocientíficas nos últimos anos.
- O que são? -
Os neurónios espelho foram descobertos na área de planeamento motor no cérebro de macacos e subsequentes estudos de imagiologia sugerem que também existem nos humanos. O sistema espelho humano parece ser mais amplo do que o dos macacos, pois os seus neurónios espelho existem não só nas áreas do movimento, mas também nas áreas relacionadas com as emoções, as sensações e até com as intenções. Dão às pessoas conhecimento imediato sobre o que está a passar na cabeça do outro; pensa-se que esta capacidade de saber o que a outra pessoa está a sentir ou a fazer é a base da mímica.- Onde estão? -
Nos humanos, os neurónios espelho parecem abranger áreas do lobo frontal relacionadas com as inteções, como uma parte do córtex pré-motor. Encontram-se também no lobo parietal, que está relacionada com as sensações. Contudo, ainda se está a investigar a abrangência total destes neurónios.(1) Macaco de Imitação
Os neurónios espelho produzem mímica automática ao produzir um estado no cérebro do observador semelhante ao da pessoa que estão a observar.
(2) Teoria da Mente
A teoria da mente (TM) refere o "conhecimento" instintivo de que outras pessoas podem ter convicções diferentes das suas e de que são essas convicções, não os factos de uma situação, que originam e determinam o seu comportamento. Uma forma de testar a TM é o teste de Sally-Ann. Estudos recentes revelaram que as crianças de apenas 10 meses podem "passar" o teste de Sally-Ann.
Escrito e editado para o blog por Mark Simões
Sem comentários:
Enviar um comentário