A leucemia é um cancro que afecta os glóbulos brancos. Normalmente, o número de glóbulos brancos produzidos está em equilíbrio com os que vão morrendo, de tal modo que há sempre glóbulos brancos em quantidades suficientes no organismo como defesa contra as infecções. Na leucemia, uma das células destinadas a reproduzir-se como um glóbulo branco divide-se de modo súbito e extraordinariamente rápido, produzindo outras células anormais. O resultado desta superprodução é a disseminação através do organismo de glóbulos brancos anormais em elevado número, interferindo com funções vitais do corpo.
Há dois tipos fundamentais de leucemia: a leucemia linfática, que afecta as células chamadas «linfócitos», e a leucemia mielóide, que afecta os neutrófilos, produzidos na medula óssea. Tanto a leucemia linfática como a mielóide podem ser agudas ou crónicas. Se não houver tratamento, a leucemia aguda pode conduzir à morte dentro de semanas, persistindo a leucemia crónica por um período até 15 anos.
A leucemia linfoblástica aguda atinge primariamente as crianças. Os três tipos de leucemia aqui tratados atingem principalmente os adultos.
Drica Moraes
A actriz brasileira sofreu de leucemia, passando por vários tratamentos de quimioterapia e por um transplante de medula. Tendo estado cento e vinte dias internada, não podendo manter contacto pessoal com ninguém, uma vez que tinha as suas defesas a zero.
Editado para o blog por Eunice Tomé
Sem comentários:
Enviar um comentário