Nesta doença, que afecta quase exclusivamente as crianças com mais de cinco anos, forma-se um tumor maligno num dos rins. O principal sintoma é um alto duro num dos lados do abdómen; pode ainda haver sangue na urina e dores abdominais.
Qual a frequência?
O tumor de Wilms é muito raro; é responsável por 5% de todas as mortes por cancro, nas crianças entre os dois e os doze anos.
Quais os riscos?
Os riscos são os mesmos de todos os cancros: o espalhar-se as células malignas por outras partes do corpo. Contudo, os recentes progressos no tratamento do cancro aumentaram enormemente as perspectivas futuras para as crianças que são afectadas por esta doença.
O que se deve fazer?
Se forem notados os sintomas atrás descritos, deve consultar-se o médico sem demora. Se houver suspeitas da presença de um tumor, a criança terá de fazer uma radiografia especial, conhecida por pielografia intravenosa.
Qual o tratamento?
Se for diagnosticado um tumor de wilms, o rim afectado terá de ser extraído cirurgicamente. Serão ainda ministrados citotóxicos (anticancerígenos) com o fim de destruir quaisquer células cancerosas que tenham permanecido. Também a radioterapia pode ser aplicada com o mesmo propósito. Mais de 80% de todas as crianças afectadas conseguem curar-se.
Escrito e editado para o blog por Eunice Tomé
Sem comentários:
Enviar um comentário