Em termos gerais, cada sistema pode ser visto como uma hierarquia de componentes grandes compostos por outros mais pequenos. O próprio sistema encontra-se no topo da hierarquia; em seguida estão os órgãos; abaixo encontram-se os tecidos que compõem os órgãos; e no fundo da hierarquia estão as células de que são feito os tecidos.
Um sistema do organismo habitualmente é visto como um conjunto de órgãos e partes programados para uma tarefa importante. Os sistemas são integrados e interdependentes, mas cada um tem os próprios componentes e limites. As principais partes de um sistema são os órgãos e os tecidos. A maioria dos órgãos é composta por diferentes tecidos. O cérebro, por exemplo, contém não só tecido nervoso mas também tecido conjuntivo e epitelial. Por sua vez, um tecido é um conjunto de células microscópicas, todas semelhantes na estrutura e desempenhando a mesma função especializada.
1 |
SISTEMA
O aparelho digestivo é um dos mais bem definidos do corpo. Consiste numa passagem longa, o tubo digestivo, e nas glândulas associadas. Estas incluem o fígado e o pâncreas, que estão ligadas ao tubo principal por ductos, ou tubos, e que escoam os seus produtos, tais como as enzimas, para o tubo.
2 |
ORGÃOS
O fígado é o órgão interno maior do corpo, com um peso médio no adulto de 1.5kg, ligeiramente maior do que o cérebro. Dentro do fígado encontra-se um sistema de tubos para transportar o seu produto digestivo, a bílis, que está armazenada no pequeno saco sob a sua extremidade direita, a vesícula.
3 |
SUB-ESTRUTURA DO ÓRGÃO
As unidades estruturais funcionais do fígado são lóbulos hepáticos. Os lóbulos têm seis lados, com vasos sanguíneos e ductos biliares no seu interior e entre eles.
4 |
TECIDO
O tecido especial do fígado consiste em lâminas ramificadas de células hepáticas (hepatócitos) organizadas em ângulos. Estas são permeadas por líquidos e por ramos microscópicos de dois tipos principais de tubos: vasos sanguíneos e ductos biliares.
5 |
CÉLULA
A unidade viva fundamental de todos os tecidos, a célula típica, é capaz de obter energia e de processar nutrientes. Os hepatócitos do fígado são um exemplo de células do organismo, e contém em si a maior parte dos tipos de estruturas em miniatura, denominadas organelos.
Escrito e editado para o blog por Mark Simões
Sem comentários:
Enviar um comentário