sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cancro do útero mata mais no Algarve do que no resto do país


«Dez mulheres morrem todos os anos vítimas de tumor maligno do cancro do colo do útero no Algarve. Estes números significam que a região sul do País apresenta o dobro da taxa de mortalidade do resto do País, segundo dados divulgados quinta-feira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO), avança o Correio da Manhã.
O oncologista Vítor Rodrigues considera que "as autoridades de saúde devem estudar o problema para tentar perceber as razões pelas quais o Algarve tem mais casos de mortes por cancro do colo do útero".
O cancro do colo do útero é provocado por doença sexualmente transmissível e os óbitos por esta causa poderão ser justificados pela falta de acesso aos cuidados de saúde, por um diagnóstico e tratamento tardios ou por comportamentos de risco.
Segundo Vítor Rodrigues, o cancro do pulmão é o que mata mais os homens em Portugal, enquanto que nas mulheres é o cancro da mama, escreve o CM.
O oncologista Ricardo da Luz referiu que os medicamentos mais recentes para combater o cancro fazem aumentar a sobrevivência dos doentes. "Praticamente todos os dias sabemos de novos medicamentos para o cancro, mas nem todos são o mais indicado para todos os doentes".»
Artigo retirado de in: http://www.pop.eu.com/news/4833/26/Cancro-do-utero-mata-mais-no-Algarve-do-que-no-resto-do-pais.html e editado para o blog por Eunice Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário